Ontem por meio das redes sociais , uma grande
amiga me emocionou ao compartilhar esta postagem feita pela professora "Siméia
Goularte" em sua página "Registro de uma Professora" onde ela relata de forma informal, a indiferença que algumas pessoas têm com relação à Educação Infantil.
Por pensar como ela, para mim foi um desabafo e ao mesmo tempo
sentimento de gratidão, por saber que muitos profissionais da área da educação,
assim como eu, sentem orgulho em trabalhar com crianças tão pequenas.
Reflitam... a Educação Infantil é valiosíssima !
Por "Siméia Goularte"
28 de abril de 2020
"Quem não está dentro do contexto da Educação Infantil, quem não trabalha na área, pode pensar que na Escola, usamos desenhos estereotipados, "musiquinha" o tempo todo, e que nos fantasiamos diariamente para dar "aula" aos bebês.
Não fazem ideia das pesquisas, dos materiais, das documentações, das propostas de arte contemporânea, das explorações e descobertas de mundo que acontecem (ou que deveriam acontecer) diariamente, a partir da escuta atenta do Professor que coloca a criança no centro do planejamento.
Não fazem ideia, de que nosso cotidiano é pensado, planejado, com dedicação ao que as crianças mostram como interesse e necessidade. E que cada criança é acolhida na sua inteireza.
Quem não está dentro do contexto da Educação Infantil, pode pensar que nossa fala é infantilizada, pelo fato de trabalharmos com bebês e crianças pequenas. Podem pensar que Educação Infantil é historinha e atividadezinha todos os dias. E não conhecem nossa defesa sobre a capacidade e a potência das crianças.
Podem pensar, e ok.
Hoje, vamos aproveitar a oportunidade, e mostrar que não fazemos aulinhas e atividadezinhas. Temos a oportunidade de defender tudo o que fazemos, acreditamos, estudamos, sobre protagonismo, pesquisa, propostas e experiências. Agora é a hora.
Pra quem não está no contexto, pode compreender a Educação Infantil da forma que seu conhecimento lhe permitir.
Mas nós, Professores, usamos o conhecimento para compreender a Educação Infantil de outro modo.
Tudo o que ofertamos, faz parte do conceito que temos de criança, de infância e de Escola de Educação Infantil. Tudo.
Quais conceitos estamos mostrando ao mundo nos últimos dias?..."
VALDIRENE ESTANISLAU RIBEIRO
FRUTAL, 29 DE ABRIL DE 2020.