quarta-feira, 29 de abril de 2020

Pessoas que valorizam a Educação Infantil


Ontem por meio das redes sociais , uma grande amiga me emocionou ao compartilhar esta postagem feita pela professora "Siméia Goularte" em sua página "Registro de uma Professora" onde ela relata de forma informal, a indiferença que algumas pessoas têm com relação à Educação Infantil. 
Por pensar como ela, para mim foi um desabafo e ao mesmo tempo sentimento de gratidão, por saber que muitos profissionais da área da educação, assim como eu, sentem orgulho em trabalhar com crianças tão pequenas. 
Reflitam... a Educação Infantil é valiosíssima !

Por "Siméia Goularte"
 28 de abril de 2020
"Quem não está dentro do contexto da Educação Infantil, quem não trabalha na área, pode pensar que na Escola, usamos desenhos estereotipados, "musiquinha" o tempo todo, e que nos fantasiamos diariamente para dar "aula" aos bebês.
Não fazem ideia das pesquisas, dos materiais, das documentações, das propostas de arte contemporânea, das explorações e descobertas de mundo que acontecem (ou que deveriam acontecer) diariamente, a partir da escuta atenta do Professor que coloca a criança no centro do planejamento.
Não fazem ideia, de que nosso cotidiano é pensado, planejado, com dedicação ao que as crianças mostram como interesse e necessidade. E que cada criança é acolhida na sua inteireza.
Quem não está dentro do contexto da Educação Infantil, pode pensar que nossa fala é infantilizada, pelo fato de trabalharmos com bebês e crianças pequenas. Podem pensar que Educação Infantil é historinha e atividadezinha todos os dias. E não conhecem nossa defesa sobre a capacidade e a potência das crianças.
Podem pensar, e ok.
Hoje, vamos aproveitar a oportunidade, e mostrar que não fazemos aulinhas e atividadezinhas. Temos a oportunidade de defender tudo o que fazemos, acreditamos, estudamos, sobre protagonismo, pesquisa, propostas e experiências. Agora é a hora.
Pra quem não está no contexto, pode compreender a Educação Infantil da forma que seu conhecimento lhe permitir.
Mas nós, Professores, usamos o conhecimento para compreender a Educação Infantil de outro modo.
Tudo o que ofertamos, faz parte do conceito que temos de criança, de infância e de Escola de Educação Infantil. Tudo.
Quais conceitos estamos mostrando ao mundo nos últimos dias?..."


VALDIRENE ESTANISLAU RIBEIRO
FRUTAL, 29 DE ABRIL DE 2020.

terça-feira, 28 de abril de 2020

A Arte Na Educação Infantil


       
Foto:Dino/ Fonte:Site Terra.
      

        A arte é uma maneira das crianças expressarem suas emoções e sentimentos evidenciando o que vivenciam,a realidade que as cerca,e ajudando-as a perceber as diferenças e semelhanças que têm umas com as outras,além de desenvolver sua criatividade pois a partir de seus primeiros rabiscos elas se sentem capazes de criar,e posteriormente,esses rabiscos darão lugar aos desenhos estimulando também a escrita,de fato,na medida em que utilizam os materiais oferecidos e até mesmo as mãos ao desenhar,esses movimentos auxiliarão em sua alfabetização.
        Pensando na arte como aliada ao desenvolvimento dos pequenos resolvi compartilhar com vocês esses dois artigos que versam sobre a importância da arte na educação infantil,e também atividades divertidas utilizando carimbo de pés e mãos encontradas no blog da professora Dessire que ajudarão as crianças a explorar e conhecer diferentes texturas de papeis e materiais como tinta,anilina,cola,areia,contribuindo para o desenvolvimento de diferentes movimentos gestuais,coordenação motora,entre outros já citados. 

         Click abaixo para acessar os artigos





Foto:blog da professora Dessire.  Click abaixo para acessar as atividades / http://dessiral.blogspot.com/search/label/Arte%20com%20M%C3%A3os%20e%20P%C3%A9s  






















Deicimar Andrade

Frutal,04 de Maio de 2020

  






   



Hora da História

    Contar histórias para as crianças é um momento muito prazeroso para elas e importante em seu desenvolvimento,pois trabalha sua imaginação levando-as a vivenciar os personagens estimulando sua criatividade,contribuindo para o desenvolvimento da linguagem e ajudando a despertar seu interesse pela leitura,além de ser uma boa maneira de ajuda-las a lidar com descobertas e transformações enquanto estão crescendo e descobrindo o mundo que as cerca.
    pensando nos benefícios que a história trás para os pequenos,decidi compartilhar com vocês esses videos encontrados no canal da Kátia Pecand. Lá encontram-se histórias encantadoras contadas a partir de dobradura de papel,trabalhando o lúdico de maneira simples,porém muito criativa.

créditos:canal Kátia Pecand blob:https://www.youtube.com/f57b3404-cc71-4264-a04f-1bced302a5d2https://youtu.be/XoySQcqe0hM

Deicimar Andrade
Frutal,03 de Maio de 2020

DINÂMICA: ABRAÇO DE URSO

Avaliação e Inclusão na Pré-Escola

       
      Na educação infantil inclusiva,o acolhimento e o cuidado devem ser preservados e garantidos pela escola juntamente com a família para que se tenha uma educação de qualidade.Nessa perspectiva cabe ao educador criar um ambiente educativo onde cada criança encontre o estímulo de que necessita para progredir,não perdendo de vista nem uma delas,com isso garantindo o bom desenvolvimento de todas.
         Esse artigo encontrado no site da Scielo relata as experiências e conceitos de educadoras da pré-escola,tendo como enfoque a inclusão escolar e os desafios de responder adequadamente às necessidades de todas as crianças nesse ambiente.Utilizando o SAC (Sistema de Acompanhamento de Crianças) essas educadoras puderam avaliar suas práticas educativas,o suporte para inclusão escolar e o desenvolvimento das crianças entre outros.           
Boa leitura. 
créditos:scielo

Foto:Ana Nascimento/mds
Fonte:Ministério Da Cidadania


 Deicimar Andrade
Frutal 28 de abril de 2020.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Construindo Vínculos.


 O educador precisa compreender que a sua relação com o aluno é de natural generosidade, para que se crie um vínculo saudável e duradouro.







Fonte: JW.ORG

DIVINA LUZ DE ALMEIDA OLIVEIRA
FRUTAL 27 DE ABRIL DE 2020

O poder do confiar...

Educar é acreditar no outro. Quem não acredita na possibilidade de transformação do ser humano, em sua capacidade de superação, não pode ser educador

Divina Luz de Almeida Oliveira 
Frutal 27 de abril de 2020.